Marcondes Santos - Jornalista, apresentador e empresário. 
Aos 17 anos de idade ingressei na comunicação. Comecei a minha saga no grupo Rondovisão,  em meados de 1.992, onde ali fui contato publicitário e comercial da TV Meridional, Band, radio club cidade, 94,1, e TV Allamanda. Após essa maravilhosa experiencia, conhecendo a praça e cativado pelos meus muitos clientes, parti então para uma outra experiencia dentro desse grande grupo de comunicação.
O Rondovisão gerido pelo meu amigo Sérgio Fraga e tendo como exemplo esse grande baluarte de nossa comunicação, dr Romulo Furtado, na época, secretário do ministro das comunicações em Brasília, minha saga ali tomava uma outra direção: produzir, comercializar e dirigir o "Shopping Car", criado ali mesmo no grupo por mim e o meu grande irmão, Moizaniel Filho, diretor de programação do grupo. começamos com 15 minutos, como um programete no programa da casa, o "Bronca Livre", apresentado pelo meu amigo Rangel .
A partir de então, me encontrei a partir deste projeto, o programa despontou com alta popularidade no setor automotivo e tão logo, produzimos o programa com uma hora de duração , indo ao ar aos sábados e domingos. Logo em seguida recebi propostas de outras emissoras, fui então para  a Tv Candelaria do Everton Leoni, ainda na Duque de Caxias, apenas uma caixinha de ideias, era um prédio bem modesto, pois Everton tinha alugado ali nas proximidades de uma antiga boate chamada Savage. 
Já com a minha agência de publicidade, eu tinha passe livre em toda a mídia rondoniense, os proprietários de veículos queriam muito a minha carteira e o meu trabalho .  Mudei de casa e prossegui na Rede TV , Sistema Gurgacs de comunicação. Fomos, na época, o primeiro programa a ir para a casa, ainda em UHF e levei todo o setor automotivo comigo.
O grande sucesso na época foi o programa "Universitando” da faculdade São Lucas da qual eu já fazia parte e atendia na época, programa este criado por mim e financiado pelo meu grande amigo, Jaime Gazola pai. Foi uma longa labuta na fimca, que tinha como sócios os casais : Jaime Gazola, Maria Eliza Aguiar , Aparicio Carvalho e Maria Silva, contudo, me deixa saudades até o dia de hoje!
Porém, continuo a luta, a batalha por uma comunicação que, ao longo do tempo, mudou e se transformou, ás mídias sociais nos aproximaram, infelizmente oportunistas da comunicação aproveitam-se destas benesses afim de tirar proveito próprio, arranjadinhos não faltam neste meio e ver isso sendo feito à luz do dia,  me entristece!! 
Me divido em meio a todo está saga dita lá atrás com as dificuldades que se encontram todos os empresários deste País neste momento tão difícil e emblemático, todavia não me dobro e não me vendo a esses oportunistas que aí se encontram. 
Durmo com a minha consciência tranquila!

Marcondes Santos - Jornalista, apresentador e empresário 
Registro : 1352